top of page

"Caminho"

A Peregrinação a Santiago de Compostela é uma das mais antigas peregrinações do mundo, unicamente superada pela Via Francigena (Roma) e pela Peregrinação a Jerusalém.

​

São vários os caminhos que nos levam a Santiago, de várias partes do mundo peregrinos caminham há séculos,  fazendo rotas que foram percorridas pelo Santo ou que outros Santos percorreram em sua honra.

​

Conhecida hoje em dia pelo “Caminho” é mais percorrida por motivos espirituais e culturais do que religiosos.

20180328_191431.jpg
20190618_103835.jpg

Ano Jacobeu – 2021/22

O Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) - é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho), cujos restos mortais supostamente se encontram na catedral compostelana, coincide com um domingo, o que sucede habitualmente cada 6, 5, 6 e 11 anos. O último celebrou-se em 2021. Como foi um ano atípico, devido à pandemia, convencionou-se que 2022 também seria Ano Jacobeu. O próximo será em 2027 e depois em 2032 e 2038.

O Jubileu Compostelano, concede desde a sua origem indulgências especiais aos fiéis.

Esta celebração religiosa tem início na tarde do dia 31 de dezembro anterior ao inicio do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. (neste caso dezembro2022). As cerimónias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana.

A Concha de Vieira

Facilmente encontrada nas costas da Galiza, é desde há muito o símbolo do Caminho de Santiago e dos seus peregrinos. Ao longo dos séculos, a vieira ganhou significados míticos, metafóricos e práticos, se bem que possivelmente a sua relevância se deva ao desejo dos peregrinos e visitantes de Compostela levarem para casa uma recordação.

​

A concha de vieira também é uma metáfora. Os sulcos radiantes na concha, que se juntam num só ponto, representam as várias rotas usadas pelos peregrinos, que acabavam por chegar todos ao mesmo destino — o sepulcro de Santiago em Compostela.

​

A concha tinha também utilidade prática para os peregrinos, pois tem o tamanho adequado para tirar e beber água das fontes e para servir como tigela de comida. Tradicionalmente, a vieira é pendurada no chapéu, outro artefato típico do peregrino, ou então na roupa. No passado, os peregrinos apresentavam-se em igrejas, castelos, mosteiros, etc. ao longo do Caminho e podiam contar com oferta da comida que conseguissem recolher com uma colherada da concha.

20190430_212505.jpg

Credencial e Compostela

compostela.jpg

A chamada credencial do peregrino é um documento semelhante a um passaporte, devido à sua forma desdobrável de 14 páginas, que identifica o peregrino como tal. Ao longo do seu percurso, o peregrino deve carimbar pelo menos duas vez por dia a sua credencial em pontos do Caminho, como igrejas, albergues e por vezes também organismos públicos ou até bares e restaurantes.

​

Os carimbos na credencial atestam a passagem do peregrino por esses pontos e, quando os últimos 100 km da peregrinação foram feitos a pé ou a cavalo (ou 200 km em bicicleta), permitem obter a chamada Compostela, um documento emitido pela Oficina do Peregrino da catedral de Santiago que comprova a peregrinação a Compostela «com sentido cristão: `devotionis affectu, voti vel pietatis causa´, ou ainda numa atitude de busca espiritual.»

Setas amarelas

Muitos peregrinos de 1ª vez, questionam-se como vamos saber o caminho a seguir, uma vez iniciada a caminhada. Perguntam: Podemos por no GPS? Levamos mapa?.

São as Setas Amarelas que nos orientam. E podem crer que muito bem :)

Há equipas mais ou menos organizadas nas localidades onde os caminhos passam que se encarregam de fazer a manutenção e atualização da pintura das setas. Por vezes, um comerciante mais desprovido de clientes lá vai orientando uma seta que faça o caminho passar à sua porta... mas logo a equipa de manutenção se encarrega de repor o verdadeiro caminho.

Essas equipas também propõem ás xuntas municipais a colocação dos marcos com vieiras e kilometragem percorrida, nos locais que se justifica, que também orientam o caminho.

20180329_111556.jpg
bottom of page