top of page

Caminho Português a partir de Lisboa

Lisboa - Santarém

25,27 e 28 de Abril,1 e 5 Maio 2024

Caminho Português de Santiago – Variante espiritual

Valença do Minho – Santiago de Compostela

6 a 14 abril 2024 (completo)

15 a 23 junho 2024

A peregrinação a Santiago de Compostela é uma das mais antigas peregrinações do mundo. Conhecido pelo nome de caminho português central, este caminho jacobino liga Lisboa a Santiago de Compostela. O seu percurso traça uma linha de sul a norte que, desde a capital portuguesa passa por Santarém, Coimbra, Porto Barcelos, Ponte de Lima, Valença do Minho, Tui, Pontevedra e Padron. Era uma rota utilizada desde a Idade Média e sempre foi uma das mais importantes para Santiago, atualmente apenas superada pela rota francesa.Quando proponho uma ida a Santiago confronto-me sempre com pessoas que me dizem querer muito fazer o caminho, mas não ter, pelas suas condições e vida, disponibilidade de dias para o fazer. O que é uma realidade e um obstáculo importante. Efetivamente a maioria das pessoas defronta-se com a dificuldade que é enquadrar todos os dias necessários para se fazer uma peregrinação, a pé até Santiago de Compostela, se essa peregrinação comportar 10, 20, 30 ou mais dias, dias que demoram a fazer uma rota como esta, de Lisboa a Santiago de Compostela. Queremos ter uma experiencia do que é caminhar os caminhos de Santiago e não podemos, na vida que levamos exceder mais que quatro, cinco ou seis dias nessa experiência.Decidi então fazer esta proposta de caminharmos de Lisboa até Santiago por parcelas de caminho que, na totalidade, nos levarão a completar a peregrinação. E para iniciar esta aventura proponho, em 28 Abril de 2024, iniciar, a partir da Sé de Lisboa e,  aproveitando o feriado de 01 de Maio e o fim de semana de 04 e 05 de Maio fazer a primeira etapa do caminho que nos leva de Lisboa até Santarém. Um total de 80km feitos em 3 dias de caminhada onde encetaremos a nossa credencial. Regressaremos a casa cada um dos dias, de comboio - Lisboa/VFXira; VFXira/Azambuja; Azambuja/Santarém.

A segunda etapa, Santarém /Tomar será a combinar com quem fizer esta, bem como as datas posteriores.

Assim a saúde nos deixe e Santiago nos ajude.

Vamos lá?

O caminho que propomos é a parte final do Caminho Português com a Variante Espiritual também denominada Traslatio.Iremos de autocarro até Valença e regresso de Santiago a Lisboa - Autocarro da Alsa com partida de Lisboa pelas 8,45h da manhã do primeiro dia  e regresso de Santiago pelas 9,30h do ultimo dia. São 140 km, que faremos em 6 dias de caminhada com partida da vila de Valença do Minho. As etapas serão: O Porrino, Redondela, Pontevedra, Armenteira, Vila Nova de Arosa, subiremos de barco a Ria de Arousa e o rio Ulla. Retornamos ao Caminho Português em Pontecesures, continuando até Santiago de Compostela. Aí chegados teremos o merecido descanso em apartamento de luxo. Ficaremos um dia em Santiago, para conhecer a cidade e assistir à missa do peregrino e regressaremos no dia seguinte. A nossa caminhada a Santiago quer-se leve, solta e sem sofrimento,por isso vamos optar por albergues privados, que nos dêem um certo conforto e pelo serviço de transporte de mochilas entre as etapas. Assim sendo,caminharemos só com a mochila do farnel e sem a obrigatoriedade de sair do albergue até às 8h da manhã, assim como teremos a garantia de guarida à chegada. Caminharemos uma média de 20/25 km diários. Para o tipo de caminhada a fazer não convém que o grupo seja muito grande pelo que no máximo seremos 8 pessoas. O custo previsto é 430 euros.Este valor inclui o planeamento do caminho, sua organização e o meu acompanhamento durante todo o percurso, kit de peregrino com a credencial, autocarro ida e regresso desde Lisboa, barca do peregrino na ria de Arosa, alojamento em albergue privado ou apartamento e serviço de transporte de mochilas. A alimentação será assumida por cada um de nós.Aceito inscrições a partir de hoje e enquanto tiver vagas disponíveis.No momento da inscrição, serão facultados todos os dados para efetuar as reservas devidas e serão transferidos 200 euros para fazer face a essas despesas.

Caminho Primitivo
28 setembro a 5 Outubro 2024
Lugo/ Santiago de Compostela

No final do século IX o Rei das Astúrias, Alfonso II, peregrinou a Santiago de Compostela e ordenou a construção de uma basílica maior, digna do grande acontecimento que começava a mover os fiéis de toda a Europa. Foi este caminho que percorreu. Chamado Primitivo assim se mantem sendo o mais acidentado e duro dos caminhos, uma boa parte faz-se pelos traçados de calçadas romanas.  Este caminho, vindo de Oviedo entra na Galiza no Alto do Acebo. (1030m de altitude)

No ano que passou fizemos a etapa Oviedo/ Lugo. (220km)

Desta vez, iniciaremos na cidade mais antiga da Galiza-Lucus Augusti.  Lugo conserva a unica muralha completa de todo o Império romano. Sairemos da cidade pela Porta Miná em direção a Compostela. Em Melide a rota conflui com o caminho francês.

bottom of page