
Caminho Português desde Lisboa
Etapa Santarem/Coimbra
20 a 24 Março 2025
Via de la Plata - Caminho do Sudoeste
25 de Abril a 4 de Maio 2025
A peregrinação a Santiago de Compostela é uma das mais antigas peregrinações do mundo.
Conhecido pelo nome de caminho português central, este caminho jacobino liga Lisboa a Santiago de Compostela. O seu percurso traça uma linha de sul a norte que, desde a capital portuguesa passa por Santarém, Coimbra, Porto Barcelos, Ponte de Lima, Valença do Minho, Tui, Pontevedra e Padron. Era uma rota utilizada desde a Idade Média e sempre foi uma das mais importantes para Santiago, atualmente apenas superada pela rota francesa.
A maioria das pessoas defronta-se com a dificuldade que é enquadrar todos os dias necessários para se fazer uma peregrinação, a pé até Santiago de Compostela,.Queremos ter uma experiencia do que é caminhar os caminhos de Santiago e não podemos, na vida que levamos exceder mais que quatro, cinco ou seis dias nessa experiência.
Estamos então a fazer esta peregrinação por etapas.
Após termos cumprido todas as etapas desde Lisboa até Santarem, está na hora de nos abalançarmos até Coimbra.
É em Santarem que divergimos do caminho de Fátima e caminharemos exclusivamente na rota de Santiago de Compostela.
Outras etapas se seguirão e havemos de chegar à catedral.
Um dia destes!
​
​A peregrinação a Santiago de Compostela é uma das mais antigas peregrinações do mundo.
O Caminho do Sudoeste percorre terras andaluzas e estremenhas sendo que o nome de Via de la Plata provém da calçada romana que unia a Emerita Augusta (Mérida) à Asturica Augusta (Astorga).
Iremos realizar um último troço deste caminho, desde Ourense, já dentro da Galiza e percorreremos, durante 6 etapas um património natural e etnográfico galego de exceção: a enorme riqueza da província de Ourense, a região do Deza e o leito do Rio Ulla apresentam-se aos caminhantes cheios de atrativos.
Partiremos de Sete Rios, durante a tarde do dia 25 (três horas de paragem em Mérida) e na madrugada do dia 26 chegaremos a Ourense onde encontraremos o nosso rio Minho e passaremos o dia 26 a explorar a cidade.
Após uma noite bem dormida,iniciaremos o nosso Caminho de Santiago, a pé, que percorreremos durante seis dias em 6 etapas que variam entre 15km e 22km cada.
Dia 2 de Maio chegaremos a Santiago onde nos aguarda a visita à catedral, a missa do peregrino, a Compostela que iremos buscar à oficina do peregrino, o mercado com as suas cores e peixe fresco e mais um sem número de surpresas que nos vão saber ainda melhor depois de aí chegarmos pelo nosso próprio pé.
O custo previsto é 550 euros.Este valor inclui o planeamento do caminho, sua organização e o meu acompanhamento durante todo o percurso, kit de peregrino com a credencial, autocarro ida e regresso desde Lisboa, alojamento em albergue privado ou apartamento e serviço de transporte de mochilas. A alimentação será assumida por cada um de nós.Aceito inscrições a partir de hoje e enquanto tiver vagas disponíveis.No momento da inscrição, serão facultados todos os dados para efetuar as reservas devidas e serão transferidos 200 euros para fazer face a essas despesas.
Caminho Português de Santiago – Variante espiritual
Valença do Minho – Santiago de Compostela
7 a 15 junho 2025 (COMPLETO)
O caminho que propomos é a parte final do Caminho Português com a Variante Espiritual também denominada Traslatio.Iremos de autocarro até Valença e regresso de Santiago a Lisboa - Autocarro da Alsa com partida de Lisboa pelas 7h da manhã do primeiro dia e regresso de Santiago pelas 12,30h do ultimo dia. São 140 km, que faremos em 6 dias de caminhada com partida da vila de Valença do Minho. As etapas serão: O Porrino, Redondela, Pontevedra, Armenteira, Vila Nova de Arosa, subiremos de barco a Ria de Arousa e o rio Ulla. Retornamos ao Caminho Português em Pontecesures, continuando até Santiago de Compostela. Aí chegados teremos o merecido descanso em apartamento de luxo. Ficaremos um dia em Santiago, para conhecer a cidade e assistir à missa do peregrino e regressaremos no dia seguinte. A nossa caminhada a Santiago quer-se leve, solta e sem sofrimento,por isso vamos optar por albergues privados, que nos dêem um certo conforto e pelo serviço de transporte de mochilas entre as etapas. Assim sendo,caminharemos só com a mochila do farnel e sem a obrigatoriedade de sair do albergue até às 8h da manhã, assim como teremos a garantia de guarida à chegada. Caminharemos uma média de 20/25 km diários. Para o tipo de caminhada a fazer não convém que o grupo seja muito grande pelo que no máximo seremos 8 pessoas.